terça-feira, 5 de abril de 2011

Experiência de Trabalho (Concurso Público)

Eu nunca escrevo blog, pois deixo sempre pra Li, mas hoje vou contar um pouco da minha caminhada no Canada até conseguir o meu primeiro emprego e o segundo.

Como muitos sabem, cheguei aqui no dia 23/09/2010, depois de passar por Toronto, e tive a sorte de me inscrever num curso de francês parcial (http://www.aiemont.com/) logo no segundo dia e começar a estudar na semana seguinte. Em Novembro de 2010, comecei a francisação (3 nível). Tive um pouco de sorte por que soube que muita gente espera muito. Também em novembro, traduzir meus documentos (diplomas e históricos escolares) e dei entrada na equivalência dos estudos junto ao MICC. Em dezembro de 2010, fiz uma sessão de preparação para procura de emprego no Carrefour-Jeunesse (www.cjereseau.org) e, em Janeiro de 2011, entrei na Universidade UQAM num curso de inglês (http://www.websysinfo.uqam.ca/regis/pkg_wpub.affiche_prog_desc?P_prog=4129) e também solicitei Pret et Bourse (bolsa de estudos e empréstimos pra estudar) ao Governo (http://www.afe.gouv.qc.ca/). Também, em janeiro de 2011, atualizei meu perfil profissional no Joobbom/Monster, melhorei meu CV, inscrevi-me em alguns concursos públicos e comecei a enviar currículos. Em pouco menos de 1 mês, eu fiz mais de 20 entrevistas em Montreal e 95% me pediram inglês fluente, além do francês. Ouvi muita gente me dizendo: "Gustavo tu tens que melhorar teu francês pra depois procurar emprego". Também ouvi muita gente dizendo: "continua tua procura por que tu tens muita experiência na tua área e uma hora aparece uma empresa interessada".

Muitas empresas também me perguntavam, além das duas línguas, se eu tinha experiência canadense e se eu tinha a carta PRIIME (http://emploiquebec.net/individus/immigrants-minorites/priime.asp). Essa carta PRIIME é um incentivo do Governo canadense para ajudar os imigrantes a conseguir o primeiro emprego. Com essa carta, o Governo paga metade do seu salário durante 6 meses e a empresa que você conseguiu o emprego paga a outra metade. As empresas adoram essa carta. Bem, marquei um rendez-vous (encontro) num Emploi Quebec próximo de minha casa e consegui a carta PRIIME. Nem todo mundo consegue, pois é necessário justificar ao Emploi Quebec por que você quer, ou seja, quais as suas dificuldades em não arrumar emprego. Expliquei que estava sendo chamado para várias entrevistas e que as empresas estavam me pedindo experiência canadense, além da carta. Com esse argumento foi fácil conseguir a carta.

Eu vi que Montreal estava difícil por causa da exigência da língua e resolvi enviar currículos para Ville de Quebec (capital da província). Viajei para Ville de Quebec para fazer minha primeira entrevista e o resultado é que a empresa disse que não tinha como pagar o salario que eu pedi, mas que iriam me indicar para uma vaga em Montreal para Arquiteto Microsoft. Alguns dias depois a empresa de Montreal me ligou dizendo que estavam muito interessados, mas que tinha que falar inglês fluente por que a empresa tinha filial nos EUA e em Toronto. O resultado vocês já sabem.

No dia seguinte, liga outra empresa (www.mssolutions.ca) parceira Microsoft, Cisco, Vmware, Symantec, etc.. de Ville de Quebec pedindo para eu ir a filial de Montreal fazer a entrevista para uma vaga de suporte técnico. Quando a entrevista começou, conversei uns 30 minutos em francês com um diretor e depois um pouco em inglês com outro diretor, mas sem mostrar muita confiança. Resolvi perguntar ao diretor por que estavam pedindo inglês se a vaga era pra Ville de Quebec e não pedia inglês na descrição. O diretor surpreso disse: "a vaga é para Montréal". Eu surpreso respondi:"eu me cadastrei no site para a vaga de Ville de Quebec". O diretor me pediu um minuto, saiu da sala para conversar com o presidente da empresa que estava lá e seguida me falou:"a vaga que queríamos te encaixar era pra Montreal e só não ficamos com você por causa do seu inglês, mas realmente tem uma vaga em Ville de Québec e, se você não tem problema em ir pra lá, podemos conversar. Respondi que não tinha problema algum. Aí o diretor, um pouco desconfiado, perguntou se teria problema em fazer uma áudio-conferência com um consultor de Ville de Quebec. Eu falei que não teria problema algum. Ele também insistia em perguntar se eu tinha experiência em Exchange, e eu respondendo que sim e justificando. Quando o diretor fez a ligação, o consultor atendeu em português. Eu fiquei pensando sozinho, que beleza, o cara é brasileiro. O diretor disse:"pode falar com o consultor em português". Conversei em português uns 20 minutos e expliquei minhas experiências, certificações e foquei alguns projetos em Exchange. O consultor me respondeu:” Gustavo, eles não querem saber se você tem 200 certificações, 30 anos de experiência e tal, eles querem saber realmente se você pode resolver as broncas". Vi que a expressão do diretor já estava melhor e em seguida me pediu licença para falar em particular. No retorno, ele já veio perguntando quando podia começar e mostrando o salário. Também disse que nos dois primeiros meses eu iria ficar no escritório, que gostaria que eu me esforçasse para melhorar a língua e que iria fechar comigo um salario X durante os dois primeiros meses, como se fosse um período de avaliação, e depois aumentaria o salario para o valor Y que eu havia pedido. Falei que por mim estava tudo bem e agradeci a oportunidade. Ele me pediu para começar na próxima segunda-feira e, sem retrucar, eu concordei, mas esquecendo de que era quinta-feira e só teria a sexta-feira para resolver tudo.

No sábado, passei um e-mail para meu futuro chefe perguntando se poderia começar no dia 21/02, pois tinha muita coisa pra resolver em Montréal e que não iria dar tempo. Ele respondeu que não teria problema algum. Mudamo-nos no sábado, 18/02, para Ville de Quebec. Só Deus sabe como conseguimos essa proeza. Eu até me lembrei no dia da mudança que cheguei ao Canada com 2 malas e estava me mudando, 4 meses depois, de caminhão. A justificativa para isso vocês já sabem: mulher gosta de uns trocinhos, bote troço nisso, hehehe. Estou lascado quando Li lê isso!

Na segunda-feira, 21/02, comecei a trabalhar. Fui apresentado à equipe e conheci a empresa. A empresa é de porte pequeno, mas possui uma ótima estrutura e oferece ótimas condições de trabalho. Oferece cursos e facilita as certificações. O pessoal também é muita gente boa. O interessante que na sexta-feira, as 15h00, meu chefe sempre aparece uma caixa de cerveja e distribui para todo mundo. Confesso que fiquei sem graça quando veio me dar a cerveja por ser minha primeira semana, mas eu por dentro fiquei pensando:”vai adivinhar assim no inferno, sede do c...”. Também recebi um iphone 4 e meu chefe me ofereceu um carro enquanto comprava o meu. Terminei não pegando o carro.



Na quinta-feira, 17/03, recebi uma ligação da empresa INRS (www.inrs.ca) dizendo que havia sido selecionado no concurso público que havia feito para o cargo de Analista em informática. Fiquei sem acreditar, pois era uma excelente oportunidade. Eu havia me inscrito ainda em Montreal para esse concurso e feito uma entrevista de 1 hora com 3 pessoas (diretor, gerente de TI e rh) e havia me saído muito bem, mas não sabia se iria ser escolhido. Não tinha nem como recusar essa proposta.

No outro dia expliquei ao meu chefe e ele falou que não tinha como cobrir a proposta. Desejou boa sorte e lamentou minha perda. Eu falei para ele que iria cumprir o aviso prévio de duas semanas, que iria documentar alguns procedimentos relacionados às minhas atividades e iria indicar um amigo para minha vaga. No último dia de trabalho, 25/03, comemos beignes (www.timhortons.com/ca/fr/menu/menu_info.html) para “comemorar” a minha saída. O presidente da empresa veio falar comigo desejando boa sorte e dizendo que se eu quiser voltar às portas estavam abertas.

No dia 31/03, comecei na nova empresa (www.inrs.ca) e  estou super feliz. A empresa é uma Universidade com quatro centros (Terra e Agua, Energia e Telecomunicações, Instituto Armand-Frappier e Urbanização) de pequisa científica (mestrado, doutorado e pós-doutorado). Eu trabalho no centro de Terra e Água (www.ete.inrs.ca) . O centro possui uma estrutura super moderna (http://www.inrs.ca/nous-joindre), a infraestrutura de TI é nova e o ambiente de trabalho excelente. Eu tenho uma sala enorme só pra mim. A empresa oferece 4 semanas de férias, 10 dias de folga durante o ano para usar quando precisar e 12 de dias de folga entre o natal e ano novo. Outra coisa legal é que trabalho somente 06h00 e 30 minutos por dia e o ônibus passa na porta da minha casa e desce na frente do trabalho. No verão (junho a setembro), a gente larga as 12h00 na sexta-feira. Bem diferente da outra empresa.  Estou lá somente há 7 dias, mas já identifiquei muita coisa a ser melhorada, ou seja, bastante trabalho a fazer.


O meu objetivo maior nesse post foi mostrar para as pessoas que estão aqui no Québec que existem sim muita dificuldade para conseguir o primeiro emprego, mas que existem muitas ofertas de trabalho, principalmente se você for de TI. Você vai ouvir muito não, mas não desista dos seus objetivos, seja persistente e confie em você por que você não está aqui por acaso. Você foi escolhido como trabalhador qualificado pelo Canadá e sua experiência profissional adquirida no Brasil é o que eles precisam aqui e será, com certeza, muito decisiva para conseguir um emprego. Mesmo sem ser falar fluentes os idiomas, você pode conseguir um trabalho. Claro que se você fala as duas línguas fluentes, você terá muito menos dificuldades e poderá até escolher onde quer trabalhar, mas para aqueles que como eu não tem fluência, bombardeei as empresas de currículos, 10 no mínimo por dia, e se prepare para as entrevistas que a fluência no idioma vem depois no trabalho.


Obrigado!

Um comentário:

  1. Parabéns Gustavo!
    Estou muito interessado em ir para o Quebec com o incentivo do governo.
    Estou estudando o francês para ter chances de escolha. Espero ter sucesso assim como vc!
    Por sinal, atuo também na área de TI, fazendo pós em Gerência de Projetos.
    Caso tenha alguma dica para mim, ficarei muito feliz! david.ross.santos@gmail.com
    Felicidade e sucesso!

    ResponderExcluir