terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Dando notícias...

Bonjour!

Faz um tempinho que não escrevo. Os motivos são variados, festas de fim de ano, retorno às aulas, falta de tempo, preguiça... Mas como eu sei que tem gente acompanhando nossa vida por aqui resolvi dar notícias. Bem acho bom fazer um resumo de 2010 até o momento.

Bem como vcs sabem, chegamos aqui no dia 23 de setembro de 2010. Já estamos aqui a 3 meses e meio.
 
O primeiro mês praticamente é de adaptação, conhecer os lugares, tirar os documentos. Nós não tivemos o grande problema de ter que procurar um apartamento para alugar, coisa que todo mundo fala que é o pior de se fazer, e ainda mais sem carro. Como estamos dividindo o apartamento com Daniela e Genival isso foi fácil, chegamos aqui e tínhamos um apartamento prontinho esperando por nós, tudo mobiliado, funcionando. Estamos morando a 6 minutos (andando) da estação de metro Langelier, em um bom apartamento, um 5 e 1/2 com sala grande, cozinha grande e 3 quartos (um de geni e dani, outro meu e de gu e o menor ficou para os computadores, tipo um escritório), e um banheiro.
 
Bem Gu teve um problema na imigração em Toronto, chegamos de madrugada e o agente de imigração colou a minha terceira via do papel de residente permanente no passaporte de gu e no dia seguinte quando fomos tirar o NAS (identidade) o cara viu esse erro, no meu estava tudo certinho (a via número 2 anexada ao passaporte) porém no de gu estava a minha ficha número 3 no passaporte dele. Sem esse documento vc não pode nem tirar o NAS, nem dar entrada no assurance maladie, nem dar entrada na francisação. Vc é um nada aqui, ai foram várias ligações para Ottawa explicando o problema, muitas ligações mesmo, cada um dizia uma coisa e finalmente uma boa alma nos ajudou e após 3 semanas a bendita confirmação de residente permanente chegou e gu deu entrada em todos os documentos. Fizemos tudo em um dia só e por isso ele ainda conseguiu entrar na mesma sessão da francisação que eu.
 
A francisação começou no início de novembro e antes disso fizemos francisação num centro de ajuda aos imigrantes, de seg a quinta de 13 às 16h. Foi muito bom aprendemos muito e só em estar em contato com o quebecois já vale a pena, pois aqui não se fala francês e sim quebecois. Muuuuuuuito diferente, mais ça marche! Bem depois que começamos a francisação o francês dá um pulo imenso, mas temos que ter sorte de pegar uma turma sem muitos chinois e iranianos pois com eles a turma demora a avançar.
Tem gente que não gosta da Francisação, eu acho as vezes um pouco chato, mas é necessário pois aprendemos muitas coisas sobre a cultura e costume daqui. A forma de falar é diferente e é bom para conhecer outras pessoas e e se integrar.
 
Durante esse período Gu foi no Carrefour Jeunesse para ter encontros sobre emprego, como fazer o currículo, como se comportar nas entrevistas e muitas outras coisas. Essa parte aqui é bem diferente, temos que enviar junto com o currículo uma carta de apresentação etc... Tem que estar aqui pra ver...
 
Aqui em Montréal inglês é muito importante para trabalhar. No cotidiano, nas ruas, supermercados só se fala francês mas para trabalhar sempre pedem inglês, é um diferencial.
 
Tivemos férias de 17 de dezembro a 06 de janeiro e após isso voltamos para a francisação. Na segunda semana de janeiro, Gu atualizou o currículo no Joboom e no monster e enviou currículos e já foi chamado para várias entrevistas...  Em todas as entrevistas ele foi bem, elogiaram muito o francês dele e o currículo, ficaram impressionados com a experiência de trabalhos e certificações. Estamos aguardando um retorno.
 
Ah Gu deu entrada em um curso de inglês na universidade Berri UQAM, ele começou essa semana e está gostando muito.
 
Euzinha, fui na ordem dos farmacêuticos e tudo é via e-mail, quando consegui falar com alguém não gostei muito das respostas e pedi para marcar um encontro para explicar melhor, essa semana tive um retorno e vou ligar para marcar tal encontro. Parece que tenho que fazer duas provas e isso vai me levar o ano de 2011 todinho. Enquanto isso continuo na Francisação, estou fazendo meu CV, vou me inscrever num concurso público tb e vou tentar entrar em um doutorado no verão.
 
Sobre Montréal... a cidade é limpa, organizada, funcional, bonita. Como toda cidade grande... tem gente que não quer trabalhar, gente que se droga, e ficam pedindo dinheiro no metro. Não é como Recife, nem pense isso. Ao chegar aqui vc já se sente mais seguro. Andamos tranquilos pelas ruas mesmo às 13h da manhã e isso é muito bom. A parte de neve até agora está tranquilo, nos adaptamos bem e a cidade é muito preparada para neve e tempestades, tudo continua funcionando mesmo com tempestade de neve. A operação de tirar a neve é incrível, tu vai dormir tem um monte de neve na rua, no outro dia tá tudo organizado...
 
Custo de vida... depois das despesas iniciais (casacos, montar ape, etc) um casal dá pra viver com 2000 dólares por mês, mas sempre tenha uma reserva para não se desesperar...
 
Bem é isso, resumindo é isso.
 
No fim de semana volto com mais atualizações.
 
Deixo aqui postadas algumas fotos do nosso reveillon que foi aqui em casa mesmo com nossos amigos brasileiros.
 
Desejamos um bom ano a todos.
 







Bjos
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário